A Google vai investir cerca de 50 milhões de dólares durante os três próximos anos num programa com várias parcerias como Chelsea Clinton, MIT Media Lab, Girl Scouts of the USA, Girls Who Code e o Tech Crunch. O objetivo da iniciativa é entusiasmar as mulheres para a programação e mostrar que as apps e filmes de que os utilizadores tanto gostam são feitos com código.
O Made With Code vai oferecer acesso a projetos de aprendizagem, fóruns de discussão das aulas e informação à escala regional.
Nos EUA, por exemplo, o número de mulheres na indústria de TI tem vindo a baixar e a Google quer precisamente inverter esta tendência e nivelar mais, em termos de género. A aposta em celebridades e até associações que não têm diretamente a ver com a programação é explicada por Megan Smith, vice-presidente da Google: «Não tem de se saber programar para encorajar pessoas a programar».
A ausência de referências nos filmes de mulheres a programar e a predominância de homens como personagens de cientistas informáticos, por exemplo, são dois fatores que a projeto Made With Code pretende contrariar.
In Exame Informática